sábado, 7 de janeiro de 2012


Filosofia do Leão.
Por muito tempo os filhos de Deus tem vivido debaixo de uma regra bem clara:

SER OVELHA!
Aprendemos que esta é a melhor forma de atuar no mundo.Mas o mundo mudou!!
A sociedade já não espera que alguma religião defina os rumos de suas vidas, por isso é preciso assumir uma nova mentalidade – uma mente de leão.
Ser ovelha serviu para uma época em que a vida e as pessoas tinham características diferentes das atuais. Agora a tarefa de manter a igreja de Jesus impactante só pode ser feita por leões.
Temos de ter consciência disso e lidar com os novos desafios que precisam ser enfrentados.
Assumirmos de vez que as definições do passado já não serve pára este tempo. Não podemos ignorar as necessidades de hoje, o mundo é uma verdadeira selva e os crentes ..., devem ser verdadeiros leões!!!


O que você busca?

 Elogios [?]  Isto passa!! Logo surge alguém mais interessante ou mais dinâmico, que se tornará a bola da vez!!
 Status [?], Cargos[?] Isto o tempo consome, pois um dia todos se acostumam com o seu estilo, com o seu jeito, e você passa a ser uma pessoa comum, sem qualquer nobreza.
 Dons [?]Capacidade de operar milagres [?]  Isto muda de pessoa pra pessoa e sempre haverá alguém mais usado que você.

[...] Enfim, o que permanece mesmo e a única coisa que realmente lhe pertence são suas experiências com Deus.
O que você viveu com Ele, sempre estará com você.

A nova Geração de Crentes – os Leões.
[Ex.3:8]
 Os judeus estavam vivendo numa espécie de “transe”, uma mistura de euforia, ansiedade e medo. Mas sobre tudo uma expectativa de felicidade na terra prometida, na terra de leite e mel, para onde o Senhor os levaria.
Marcharam[ Ex.14:15];  dançaram e cantaram[Ex.15:1], e [Ex.15:20]. Os judeus viram milagres [Ex.16:4], [14:12] e [17:6]; os judeus venceram batalhas[Ex.17:13] e [14:28]. Mas eles não entraram na terra prometida [Num.14:20-23].
Você já viveu a experiência de chegar perto, passar raspando e não levar? Não ficar com o prêmio?
Essa foi a experiência dos israelitas e foi preciso uma outra geração, desta vez liderada por Josué e Calebe para que entrassem em Canaã – a terra prometida.
O povo de Israel estava mergulhado num profundo sentimento de inferioridade e decepção no Egito[Ex.6:9]; vencer o desanimo, acreditar nas promessas e seguir Moises, dependeria de um grande esforço. Tudo isso eles fizeram e se tornaram a prova de que ter um sonho não basta, é preciso se preparar adequadamente para conseguir realiza- lo. E quanto maior for o sonho, maior tem de ser a sua preparação.
O caminho de deserto era difícil, mas era também a melhor oportunidade para aprender a viver em conformidade à vocação que Deus lhes deu e na vontade do Senhor.
Mesmo tendo saído do Egito o povo continuava dominado pela imagem do passado, pelo brilhantismo de Jacó, de Isaque... ou pelo heroísmo de Abrão, abandonando sua parentela em rumo ao desconhecido. Imaginando que se os patriarcas tiveram uma historia de sucesso, bastava esperar e obedecer que tudo aconteceria na hora certa.
Assim, faltava ao povo de Israel aprender a seguinte lição: o futuro é mais importante do que o passado, porque o reino de Deus é uma construção para o futuro e não uma simples contemplação do passado!! A tarefa de Abraão, Isaque e Jacó já estavam cumpridas, faltava a eles mesmos – o povo de Israel, escrever sua própria historia.
O que eles enxergavam na verdade não era a realidade, sua visão estava baseada em miragens, sonhos de que a vida fora do Egito seria fácil.
Na realidade queriam realizar o sonho de viver na terra prometida, mas ao encontrar dificuldades não sabiam como superá- las [Ex.12:40]; porque em 430 anos tudo o que haviam aprendido foi a trabalhar para realizar os sonhos dos outros:
-Faraó queria um novo palácio?
“Vamos lá, vamos construir!”
 -Faraó quer recorde na colheita esse ano?
“Ótimo!! Vamos trabalhar dia e noite!”
... Assim, o Egito se fortalecia à custa da escravidão israelita. O povo de Israel jamais planejaram sair do Egito ou ao menos mudar as regra do duro serviço com o qual faraó os oprimia[Ex.1:14].
Não procuraram meios de melhorar a vida que tinham, preferiam negar o problema na ilusão de que se olhassem para o problema ele se resolveria sozinho.
Até quando ficaremos esperando Deus resolver a nossa vida?
Não há milagres!! Sua vitória só vai acontecer com muito trabalho e dedicação. Você precisa estabelecer sua meta, definir seu alvo e trabalhar para que se realize. Chega de esperar profetas para prometer vitorias e bênçãos no nome do Senhor. Não está nas mãos de Deus, mas nas suas. A promessa foi feita, a vocação lhe foi dada, ninguém pode agir por você.
Para Moises tirar o povo do Egito, o povo teve de ocupar suas mãos   [Ex.3:21],[12:35] e [12:38].
Temos de fazer o que é necessário para resolver os problemas, sonhar não é suficiente para resolver tudo.
É muito importante analisar se nossas atitudes são a mesma dos israelitas, enxergando o “leite e o mel” mas esquecidos de que precisariam lutar para conquistar isso.
“Há gigantes dominando o que é seu!!!”
Eu gritaria se estivesse lá. Mas será que alguém continuaria avante se soubesse disso!?
Pessoas inseguras só caminham conforme os outros andam. Se ninguém perguntou a Moises se a terra prometida estava longe ou vazia, disponível..., eu também não vou perguntar. Andar na direção do vento é mais fácil, mas isto não garante que trará resultado.
No fim, apenas dois determinaram ir ate o final, Josué e Calebe [Num.13:30] e [14:1-8]. Você deve agir sempre de acordo com o que você acredita, liberdade e independência não são pecados. As vezes dizemos que Deus tem um grande plano em nossas vidas mas no intimo não temos muita confiança nisso, pois só estamos querendo acreditar naquilo que nos disseram a vida toda.
Se cada israelita se dedicasse a aprender a lutar, saber sobre a terra, ter confiança e uma vida com Deus, conseguiriam mais resultados do que apenas “seguir” Moises.
“Direita! O povo ia.”
“Esquerda! – O povo seguia.”
Obter as promessas de Deus não significa obedecer somente, mas ter consciência do que está fazendo. Você pode caminhar e não conseguir nada.
“Peraí, porque estou aqui no deserto!?”
“O que posso fazer para mudar isso!?”
“Como posso ajudar!?”
...Eram perguntas valiosas mas que ninguém colocou em ação.
Escolheram ficar quietinhos e quando as dificuldades surgissem, gritariam: “Moises, nosso herói salvá- nos.”
E Moisés socorria- os ,enquanto iam morrendo pelo deserto[Num.14:35].
Você precisa entender que o seu pastor não é seu herói, seu líder não é seu herói. Heróis não existem!
Você precisa é colocar em pratica sua maturidade, sua autoconfiança, seu sentimento de cooperação e sua fé em Deus e em si mesmo. E agir! Porque quando você age, está dando um passo em rumo as melhores coisas que Deus tem pra você.
Sente- se com seu líder. Coloque suas idéias, converse com seu pastor, solicite mudanças se preciso. Reúna seu grupo, abra o coração com eles, pratique novas idéias, você vai ver que há muitos ali, que se empenham muito, mas na verdade não exercem a mínima fé naquilo que fazem, alguns até acreditam que não vai dar certo, fazem porque os outros fazem.
“Realmente é terra de leite e mel, mas não podemos derrotar os gigantes.” [Num.13:27e 33]
... Quando não se tem um contato pessoal com Deus, não resta outra opção se não aceitar o que os outros lhe disseram.
A grande ilusão dos israelitas foi ficar desempenhando  papel de grandes servos de Deus: “Povo escolhido”, “povo santo”. Mas no fundo, sem  qualquer iniciativa de desenvolver seu potencial. Se algum dia tivessem de tomar alguma atitude na vida, veriam que estavam presos numa armadilha: Confiaram a vida toda na experiência de Moisés, no talento dos seus príncipes... mas nunca  fizeram uso do seu próprio discernimento e esclarecimento. Nunca tiveram um pensamento independente, sempre procuraram driblar os problemas , apoiando –se nas soluções que Moisés podia apresentar:
“Vamos morrer no deserto??” [Ex.14:11] 
“Que havemos de beber??”[Ex.15:24]
“Não temos pão??” [Ex.16:2]
Apesar do chamado e vocação de Moisés, a conquista de Canaã era algo de que o povo precisava participar, [Ex.19:5].Eles eram algo mais que meros expectadores, que estavam ali apenas para confirmar as decisões de Moisés ou de seus líderes [Ex.18:25]. 
No “reino de Deus” eles eram peça fundamental.
“...Vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.”[Ex.19:4]
Mas aquela era um geração que ainda estava disposta a envelhecer e morrer sem nunca terem realmente sabido como seria a vida se tivessem permitido viver tudo o que Deus tinha para eles.
Era um geração capaz de se emocionar [Num.14:1]; capaz de chorar [Num.11:4]; capaz de profetizar [Num.11:25]; de demonstrar temor [Ex.21:18-19]..., mas incapazes de se concentrar nas promessas de Deus e lutar pela terra prometida.
Acreditando na bondade de Deus, mas sem coragem de enfrentar seus próprios medos. Consideravam mais fácil voltar para o Egito, meter –se debaixo do mesmo jugo de antes [Num.14:3-4], do que entrar num combate com alguém mais forte [Num.13:31]. Sempre é mais fácil dizer que não se importa em carregar os pesos dos tijolos [Ex.5:19], a palha, o restolho...,[ Ex.5:7 e 12].
E só de noite quando estiver sozinho em sua tenda, poder chorar em silencio a sua covardia.
Geração de Moisés... geração de Josué.
De que lado você vai estar??! 

2 comentários:

Anônimo disse...

É bem interessante essas ideias sobre ovelhas e leões..., de fato muitas pessoas estão vivendo assim nas igrejas.Mas será que os líderes atuais estão preparados para essas ideias? Ensinamentos assim são até considerados heresias, pois para os pastores é incentivo para a rebeldia e anarquia cristã. E aí?!!

Vilmara dos Anjos disse...

hoje em dia realmente esta dificil ir a igreja pois ja nao consiguimos mais confiar nas palavras dos lideres, temos de ficar atentos!!!