domingo, 15 de janeiro de 2012

"Pra não dizer que não falei dos Sacos..."

          “Para não dizer que não falei dos sacos...”

No mês de janeiro de 2012, entrou em vigor a lei que proíbe a produção, uso e comercialização de embalagens plásticas.
A princípio esta parece ser uma grande vitória do meio ambiente e é assim que tem sido transmitido pelos meios de comunicação, como se tudo fosse simples assim:  
Os animais - como as tartarugas marinhas, por exemplo -, deixarão de morrer por engolir sacos plásticos que são indevidamente lançados no mar; os centros urbanos deixarão de alagar nos períodos de chuvas, pois não haverá mais sacolas para entupir os bueiros; a qualidade de vida da população vai melhorar... enfim, todos viverão melhor e mais felizes.
Mas na condição de tecnólogo em Gestão Ambiental, sei que as coisas não são assim, e por isso deixo meu protesto!
Nada contra as tartarugas , a natureza ou a fauna em geral..., conheço os malefícios e danos que materiais não - biodegradáveis  causam à natureza como um todo.
Não apenas o Brasil mas todo o mundo tem problemas na gestão e descarte de resíduos nocivos ao meio ambiente, especialmente os derivados de petróleo e materiais como polipropileno, poliestileno, propileno, polietileno,etc.
Mas quero informar que leis proibitivas não causam uma mudança de comportamento nem de mentalidade. O que as pessoas fazem ao ser proibidas de algo que estavam acostumadas a fazer, é transferir esse comportamento para outras coisas ou áreas diferentes da vida, mas com o mesmo potencial destrutivo. Além disso, as embalagens plásticas representam 1,5% do polietileno consumido no Brasil, sendo que metade disso é reciclado.
Em Bangladesh as sacolas foram banidas há cerca de dez anos e ainda sofrem com as inundações das chuvas.
 Trabalhei numa empresa que promove soluções ambientais sustentáveis e a reciclagem de diversos materiais, e sei que é possível o manuseio adequado e correto desse e de outros tipos de materiais. Mas o que ocorre é que a politicagem brasileira está dominada pela má vontade e corrupção. Enchem- se de desculpas e justificativas dizendo que as tecnologias de gestão de resíduos é cara e financeiramente inviável para o Estado e para os municípios. Mas ao mesmo tempo eles roubam e desviam milhões e não acham que isso também sai caro para os cofres públicos.
Quero notificar que a extinção dos sacos plásticos não reduzirá a pesca predatória com redes de arrasto na baia de Vitória, nas quais centenas de tartarugas ficam presas e morrem, e tudo isso em plena luz do dia e debaixo do nariz das mesmas autoridades, que vêm agora dizer que o fim das embalagens descartáveis salvará a natureza.
A incompetência de vocês é ainda mais prejudicial ao meio ambiente!
A suspensão do direito de usar sacolas plásticas não reduz a emissão de Co2 e de gás Metano; os milhões de sacos plásticos que deixarão de ser lançados na natureza por ano não reduzirá o consumo de outros derivados de petróleo.
Apoio a proteção à natureza mas recrimino a hipocrisia!
Quero dizer aos políticos e legistas que desenvolveram e implantaram essa lei, que os seus veículos importados também poluem o meio ambiente!
E que os pneus dos seus carros de luxo - de R$ 900,00 cada-, também serão depositados em lugares impróprios e danosos ao ambiente, depois que os descartarem.
Foi justificado que o plástico demora mais de cem anos para se decompor..., e a borracha??
Façam leis, mas façam pra vocês também!!
Quando forem ao supermercado, lembre-se de levar uma sacola retornável ou caixa de papelão para colocar as compras..., mas lembre- se também,de deixar o carro em casa porque ele também polui.
Aliás, vá de bicicleta ou a pé. Para aproveitar e queimar algumas calorias da pança gorda de vocês, de só ficarem sentados, ociosos nos sofás e poltronas do senado, dos gabinetes e da câmara, sem fazer nada!!
E..., aproveitem que já tiraram as sacolas de circulação e retirem também o cérebro de vocês e joguem fora, pois assim como os sacos plásticos, só servem para contaminar o ambiente!
... E a paciência do brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aí Jf, pode crê, sou fã das suas ideias, mas naum acha q pegou pesado dessa vez? Isso aí de lei das sacolas vai ser bom pra natureza pô!